Semarh coordena reunião com os novos integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba

postado em: Outras Notícias, SRH | 0

Na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu, na sala de reunião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, a primeira deste ano já com os 24 novos membros, entre titulares e suplentes, eleitos em dezembro de 2017.

De acordo com Patrícia Sousa, técnica da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da Semarh, e que está à frente das articulações com os demais Comitês (dos rios Sergipe e Piauí), o objetivo da reunião é formar grupos técnicos de avaliação do regimento interno, além do acompanhamento do Plano de Bacia Hidrográfica.

“A intenção é tirar o plano do papel e colocá-lo em prática. Esse grupo vai estudar o plano e vai propor articulações institucionais para que os programas saiam do papel. Há algumas questões que não estão muito claras no regimento e a gente precisa rever isso. Além disso, foi formado um grupo técnico de acompanhamento do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba. Também ocorreu a apresentação do programa de capacitação, porque são novos membros e muitos deles ainda não conhecem a função de um comitê”, explica.

Ainda segundo Patrícia, a Semarh e a Agência Nacional de Águas vão promover a capacitação dos novos e antigos membros dos comitês. “É sempre bom capacitar”, frisa.

A presidente do Comitê da Bacia do Rio Japaratuba, Ângela Vieira dos Santos, ressaltou a importância da reunião. “Estamos articulando dois grupos de trabalho para discutirmos o regimento interno e outro para o plano de bacias, colocando em prática o que já foi planejado. Em julho, teremos outra reunião para avaliar os resultados desses trabalhos”, avisou.

Fotos: Edinaldo Nascimento/Semarh