Semarh solicita à Chesf continuidade de ações de reflorestamento da Mata do Junco

postado em: SBF | 0

Na manhã desta sexta-feira, 2, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, acompanhado do superintendente de Recursos Hídricos, Aílton Rocha, foi recebido, em Recife, pelo diretor de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo Franklin Neto.

Na ocasião, o gestor da Semarh solicitou a continuidade das ações de reflorestamento que a Chesf executa numa área de 10 hectares situada no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, município de Capela, gerida pela Semarh, onde foram plantadas 18 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

O plantio das árvores é uma ação de compensação ambiental e as espécies plantadas são variadas, a exemplo de sucupira, cedrinho, ipê amarelo, ipê roxo, oiti, cássia-imperial.

Para Olivier, o reflorestamento da área foi tão bem-sucedido que levou a Semarh a pedir a ampliação da área em mais 10 hectares. “Fomos bem recebidos pelo diretor João Henrique e a conversa foi bastante produtiva. Executar ações para a recuperação da nossa Mata Atlântica é a garantia de que nós vamos manter esse bioma fundamental para o nosso equilíbrio ambiental e, consequentemente, ampliar o habitat natural da espécie do macaco Guigó”.

O diretor da Chesf, por sua vez, disse que vai levar o pedido para avaliação do corpo diretor e já adiantou que tem toda a intenção de atender ao pleito. “A Companhia vê isso como algo de suma importância”.

Fotos: Edinaldo Nascimento/Semarh