Semarh realiza plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no parque da Sementeira

postado em: Destaque, Outras Notícias, SBF | 0
A secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizou, no feriado dessa quarta-feira, 15, Dia da Proclamação da República, mais uma ação do projeto “Arborizar-SE”, que visa o plantio de espécies, preferencialmente nativas, em áreas urbanas, contribuindo com o paisagismo e resgate do microclima local.
Em parceria com a igreja “Verbo da Vida”, filial de Itabaiana, que promoveu o evento “Dia da Família Feliz”, com a participação de 160 fieis, entre jovens e adultos, foram plantadas no parque da Sementeira, zona Sul de Aracaju, 10 mudas de ipê roxo, amarelo e pau-ferro, originárias do bioma Mata Atlântica.
De acordo com o coordenador de paisagismo e arborização da Superintendência de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas (SBF) da Semarh, Marcos Domingos, a ação objetiva desenvolver, em diversos segmentos da sociedade, a fomentação das políticas públicas ambientais de reflorestamento.
Domingos lembrou ainda que a ação também teve o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos e (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

“Eles também disponibilizaram seus técnicos e o acesso a quiosques para a realização de palestras. Inclusive, eu ministrei palestra sobre a área da Sementeira, que foi fundada em 1980 e hoje é uma unidade de conservação, além das espécies nativas de Mata Atlântica que foram plantadas lá. Foi um evento muito importante e que será levado para outras localidades do Estado”, asseverou o paisagista.
O pastor da igreja Verbo da Vida, Joselito Ferreira, agradeceu a iniciativa da Semarh em apoiar o evento. “Primeiramente, agradeço a Secretaria em nos ceder as mudas para que fossem plantadas no parque, trazendo educação ambiental para os integrantes da nossa Igreja. Esse tipo de ideia tem tudo a ver com a nossa Igreja, porque a Bíblia diz, em “Gênesis”, que Deus plantou as primeiras árvores na Terra e fez com que elas se multiplicassem”, afirmou, ao revelar que, daqui a 10 anos, levará as pessoas que realizaram o plantio para constatar o processo de crescimento das árvores.
A ação também contou com a participação do diretor do departamento financeiro da Semarh, Marcelo Barberino.