Semarh alinha ações com os superintendentes intermunicipais de resíduos sólidos

postado em: Destaque 2, Outras Notícias, SQS | 0

Na manhã desta terça-feira, 1º, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, esteve reunido com os superintendentes dos consórcios públicos de resíduos sólidos de Sergipe, visando alinhar diretrizes e sanar pendências sobre a implementação da gestão integrada de resíduos sólidos.

Outro assunto discutido durante a reunião foi a aprovação da matéria no Senado, que regulamenta o decreto federal, de n° 6017, que libera créditos para os consórcios públicos. Nesse sentido, os superintendentes foram pedir apoio do secretário para que ele interceda junto aos senadores para que aprovem a matéria.

Atento ao pleito, Olivier disse que apoia a iniciativa. A ideia, afirma o secretário, é envolver todos os entes, inclusive, o Ministério Público, que tem sido um grande parceiro.

“Os superintendentes buscam a possibilidade de mobilizar a bancada sergipana no Senado no sentido de legalizar essa matéria, que dá sustentabilidade financeira aos consórcios, baseado na Constituição Federal”, disse o secretário.

Para Caio Valença, superintendente do Consórcio do Agreste Central, a reunião foi proveitosa. “Fizemos o alinhamento das gestões referentes aos consórcios públicos, inclusive, dos estudos locacionais dos lixões referente ao Programa Águas de Sergipe, visando erradicar com esses lixões. Também o viés de cofinanciamento junto ao governo federal para a possibilidade de gestão no tocante aos créditos para os consórcios”.

Também participaram do encontro a superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental (SQS), Valdinete Paes; e os superintendentes dos Consórcios da Grande Aracaju, Evaldino Calazans; do Sul e Centro-Sul, Adinaldo do Nascimento; e do Baixo São Francisco, José Marcos de Oliveira.

Fotos: Edinaldo Nascimento/Semarh