Governo realiza mais uma Feira da Agricultura Familiar

postado em: Outras Notícias | 0

Na manhã desta sexta-feira, 30, o gestor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, visitou a Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu no estacionamento da Semarh. A atividade garante aos comerciantes o lucro integral da venda dos seus produtos, já que não há presença de atravessadores.

“Eu acho essa iniciativa muito importante. Primeiro, que o produtor vem aqui diretamente fazer a venda do seu produto. Segundo, que é um produto natural. Terceiro, que nos ajuda muito, eu, por exemplo, sou participante, faço feira aqui frequentemente porque acho importante incentivar e, ao mesmo tempo, é muito bom para mim comprar produtos com tanta qualidade”, afirmou Olivier.

Coordenado na Semarh pela Superintendência de Qualidade e Educação Ambiental (SQS), o minimercado possibilita aos consumidores a compra de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, derivados do leite, mel e mangaba, doces artesanais e outros produtos.

“Estamos contribuindo com a valorização do pessoal que trabalha com a agricultura familiar. Além disso, os alimentos são saudáveis, o que possibilita uma melhoria para a nossa saúde. E é claro que aproveitamos para comprar esses alimentos e ajudar essas pessoas que são pouco valorizadas no dia a dia”, explicou Maria Valdinete Santos, técnica da SQS.

A agricultora e apicultora, Rosivalda dos Santos, aproveita o espaço para divulgar seus produtos. “Participo desta feira desde quando ela começou. Eu acho ela importante pelo seguinte, se for olhar o preço, é o mesmo preço da feira convencional, sendo que aqui não tem droga nenhuma, é tudo orgânico. Assim, tanto eu transmito saúde para minha família, como para a família do próximo”, enfatiza.

A feira foi criada em 2010 pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seidh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). É aberta ao público e acontece na Semarh sempre na terceira sexta-feira de cada mês.