Governo firma parceria com município de Laranjeiras para implantação do projeto “Arborizar-SE”

postado em: Outras Notícias | 0

O secretário de Estado do Meio Ambiente  e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, e o prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, conhecido como Paulão das Varzinhas, assinaram, na última quinta-feira, 22, o termo de cooperação do projeto Arborizar-SE, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que visa o plantio de espécies nativas, em áreas urbanas, contribuindo com o paisagismo e resgate do microclima local.

“Esse nosso Projeto é extremamente simples, mas é a essência da nossa ação pública que é voltada para cuidar do meio ambiente e dos recursos hídricos. Nossa missão é a de preservar a natureza. Mas também é necessário recuperar muito daquilo que já perdemos ao longo da história. Vejo com muita felicidade a possibilidade de que Laranjeira se torne um município mais verde, que Sergipe seja mais verde”, afirmou Olivier.

A secretária Municipal de Pesca e Igualdade Racial, Sandra Sena, foi a grande provocadora da assinatura do termo. Para ela, a cidade ganha muito com a implantação do Projeto. “Laranjeiras está precisando de árvores. Ter a sensibilidade para entender isso é muito importante para os gestores municipais. Temos uma felicidade muito grande por estar recebendo o Arborizar-SE”, comentou.

O evento aconteceu no campus da Universidade Federal de Sergipe do município, instituição apoiadora da iniciativa. “Carecemos do verde. Nos preocupamos muito com a questão do patrimônio edificado e o verde ficou meio que de lado. Nós estamos em um lugar que carece disso. Se buscarmos a questão histórica, iremos perceber a existência do verde, o que torna fundamental a revitalização disso para a cidade existir melhor”, considerou Gilson Rambelli, diretor do campus.

“A agente acabou de ver e ouvir que a cidade está quase que sem cobertura vegetal. As árvores que existiam caíram e não foram replantadas. Além disso, dando uma volta pela cidade, a gente também percebe a presença de muitas espécies exóticas, o que tem relação com uma das intenções do Arborizar-SE, que é trazer as espécies nativas de volta para o município”, avaliou Elísio Marinho, superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh.

Depois que a implantação do Projeto for iniciada, será iniciado o processo de eleição da árvore símbolo municipal, o que tem animado os estudantes. “Deus criou primeiro a natureza, as plantas, a água, os animais, por isso precisamos cuidar do que já estava aqui quando chegamos. A nossa cidade vai ficar muito mais bonita, com muita sombra para a gente caminhar”, comemorou Vitória Cardoso, aluna do 9º ano da Escola Municipal Doutor Lourival Batista.