Semarh participa da Expo Indústria em Itabaiana

postado em: Outras Notícias, SBF | 0
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) montou um estande na Expo Indústria – evento que aconteceu no shopping Peixoto, em Itabaiana, de 19 a 21 de outubro –, com o objetivo de divulgar os projetos e ações que vêm sendo executados para a preservação ambiental nas áreas da educação, conservação da biodiversidade, recursos hídricos, meteorologia, além do programa Águas de Sergipe.
Mas o que chamou a atenção no estande foi a doação de centenas de mudas de árvores originárias do bioma Mata Atlântica. Quem visitou a área pôde pegar uma muda gratuitamente e contribuir com o reflorestamento.
A doação de mudas faz parte do projeto “Arborizar-SE”, coordenado pela Superintendência de Biodiversidade e Floresta (SBF) da Semarh e que visa o plantio de espécies, preferencialmente nativas, em áreas urbanas, contribuindo com o paisagismo e resgate do microclima local.
A Expo Indústria
A Expo Indústria, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Itabaiana (Acese) de Itabaiana e Grupo Perfil, é uma espécie de feira da indústria, e objetiva fomentar e evidenciar a cadeia produtiva industrial. Hoje, segundo a Junta Comercial do Estado, a cidade serrana tem 770 Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs), desses, cerca de 500 estão ativos, entre micro, pequeno, médio e de grande porte.
“Itabaiana é uma cidade industrial. São mais de 700 empresas no ramo da indústria que funcionam aqui na nossa cidade. A diversificação dos nossos produtos também é muito grande, são joias, semijoias, carroceria de caminhão, alimentício, artefato de cimento. O governo do Estado está presente, participando desse setor tão relevante para a economia de Itabaiana, que é uma cidade importante para Sergipe e nós estamos buscando fazer a nossa parte. Acredito que desenvolvimento industrial, com sustentabilidade, é um casamento perfeito”, destacou o secretário.
Um dos organizadores do evento, Honorino Júnior, agradeceu a presença da Semarh e destacou a pujança industrial da cidade serrana. “Nós queremos mostrar para Sergipe que a nossa cidade é um grande polo industrial, os produtos produzidos aqui são exportados para o Brasil e também para a América do Sul, como é o caso das semiologias. Também quero agradecer ao secretário Olivier e apoiar a nossa feira da indústria”.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabaiana, Jamisson Barbosa, fez questão de parabenizar todos os expositores. “É uma felicidade grande para nós itabaianenses. Nos sentimos honrados com esse evento. Evoluir é a possibilidade de alimentar sonhos, e é isso o que a Expo Indústria está fazendo, deixando a economia cada vez mais forte. Toda a sociedade sai ganhando”.
Abertura
Na noite de quinta-feira, 18, o secretário Olivier Chagas participou da cerimônia de abertura oficial da Itabaiana Expo Indústria, no Shopping Peixoto, ocasião em que foi homenageado com o troféu “Zeca Mesquita". O prêmio reconhece a importância de apoiadores do projeto industrial em Sergipe.
Monumento
Mais cedo, o secretário Olivier participou da inauguração de um monumento alusivo à indústria, erguido no Distrito Industrial de Itabaiana, com as presenças de empresários, membros da Prefeitura local e demais convidados.
“O Distrito Industrial tem capacidade para 42 indústrias, e hoje tem 24 em funcionamento com responsabilidade social e ambiental, CPJ, gerando mais de 700 empregos. A sociedade precisa saber que Itabaiana é uma cidade industrial”, elogia o secretário.