Governo e ANA discutem metas do “Progestão”

postado em: Outras Notícias, SRH | 0
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 18, com a coordenadora de Apoio e Articulação com o Poder Público da Agência Nacional de Águas (ANA), Ludmila Alves, que responde pelo acompanhamento do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) em todo o país.
Durante a reunião, foi discutida aplicação dos recursos do programa, o qual tem por finalidade o fortalecimento dos órgãos gestores de água.
Sergipe foi um dos estados que primeiramente aderiu ao programa e, agora, desde o ano passado já deu continuidade ao segundo ciclo com aval da ANA. “Vamos nos esforçar para alcançar as metas e cumprir a nossa parte. O Progestão é um programa de incentivo financeiro, com o princípio de pagamento por alcance de metas definidas entre a ANA e as entidades estaduais, com base em normativos legais”, destacou Olivier Chagas.
A coordenadora Ludmila explicou que, anualmente, são realizadas reuniões presenciais, onde é feito o acompanhamento de cada meta e objetivo do programa. “Nesses encontros anuais, discutimos o plano de aplicação dos recursos do programa, isto é, quais ações o Estado pensa em priorizar nos próximos quatro anos”.
Na ocasião, o superintendente de Recursos Hídricos, Aílton Rocha, fez uma apresentação do plano e das metas e mostrou que o Estado quer priorizar o monitoramento da rede quantitativa e qualitativa, além de outras ações para o próprio fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas. “É importante saber as ações prioritárias que merecem investimentos”, disse ele.
A reunião continuou durante a tarde, onde um bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) discutiu a questão do rio Poxim, barragem que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) utiliza para abastecimento de Aracaju.
“Foi uma solicitação do estado e nós estamos discutindo as dificuldades e ver as parcerias necessárias. Vamos focar no projeto ferramentas de gestão que é o foco da bacia do rio Poxim e ver que tipos de ações são importantes para dar continuidade no projeto”, reiterou a coordenadora.
Participação
Também participaram da reunião a gestora específica do Progestão em Sergipe, Elmar Castro, além de representantes de comitês de bacias hidrográficas e do Conselho de Recursos Hídricos.
Fotos: Lucas Noronha/Semarh