Semarh coordena reunião com integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba

postado em: SRH | 0

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), coordenou mais uma reunião do grupo de trabalho formado por integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, com o objetivo de abrir a possibilidade de anexar uma bacia costeira, de pequeno porte, à bacia de Japaratuba.

A bacia costeira fica situada entre os municípios de Japaratuba, Pirambu e Pacatuba – os quais já fazem parte da bacia principal – e é formada por comunidades quilombolas e ribeirinhas.

Segundo a coordenadora dos Comitês de Bacias da SHR, Patrícia Souza, a política estadual de recursos hídricos prevê a possibilidade de uma bacia pequena ser incorporada a um comitê maior.

“Nós estamos discutindo isso para levar à plenária. Vamos fazer uma audiência pública com as comunidades para saber delas se aceitam ou não, porque existe esse processo de consulta. A audiência deve ocorrer em julho. Então, a gente planeja essa possibilidade, além de discutirmos alguns pontos do regimento interno”, explica.

A presidente do Comitê, Ângela Vieira dos Santos, agradeceu a ajuda técnica da Semarh para abrir o canal de discussão. “É sempre bom esse apoio técnico. Nosso objetivo é trazer incorporar essa pequena bacia, mas sempre com a consulta de seus moradores”.

O grupo de trabalho é composto por representantes da sociedade civil, do Governo e de usuários de água.

Além do Japaratuba, existem ainda os Comitês de Bacias dos rios Piauí e Sergipe.

Fotos: Thales Vieira/Semarh