Semarh e ITPS alinham ações dos programas QualiÁgua e Águas de Sergipe

postado em: Outras Notícias, SRH | 0

O secretário de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 29, o novo presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Renato Lino, que também acumula função de diretor administrativo. Em pauta, o alinhamento das ações concernentes aos programas de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QualiÁgua), e do Águas de Sergipe.

É o ITPS, por meio de acordo de cooperação com a Semarh, quem faz as análises de qualidade das águas que cortam o Estado, entre rios e mananciais, com o co-patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA), além da análise da água dos sistemas de dessalinização do programa Água Doce.

Com relação ao programa Águas de Sergipe, através de financiamento entre o governo do Estado e o Banco Mundial, a parceria é ainda mais contundente. Nesse sentido, a Semarh ajudou o ITPS no fortalecimento institucional, modernizando as instalações do Laboratório de Química Orgânica (Laborg); do mobiliário do Laborg e as capelas de segurança (equipamento de proteção dos laboratórios para manipulação de produtos químicos).

De acordo com o secretário Olivier Chagas, Sergipe passou a ser referência em decorrência da forma exitosa como executa os programas. E manter essa parceria com o ITPS, que é quem faz todo o processo de análise das águas, é de importância estratégica.

“Nós temos alguns termos de cooperação com o ITPS. Um deles é sobre o QualiÁgua. Eles fazem aferições de águas para a Semarh e, por conta disso, nós transferimos recursos para eles, ao invés de contratarmos empresas de fora. Temos parceria também com o Águas de Sergipe, para o fortalecimento institucional do ITPS. A Semarh realizou o aparelhamento de todo laboratório de ensaios químicos, cedeu um veículo. Vamos continuar dando uma atenção especial ao ITPS. Vamos aproveitar, inclusive, que a missão do Banco Mundial está aqui em Sergipe para alinharmos os projetos”, afirmou Olivier.

De acordo com Renato Lino, é importante nutrir o diálogo. “O objetivo foi institucional. Apresentei-me ao secretário tendo em vista que a Semarh é uma grande parceira do ITPS e nada mais justo esta apresentação. Nós tratamos sobre diversos projetos, para que a gente possa dar andamento. Mostramos ao secretário que estamos empenhados e executando as ações, como tem de ser feito”, explica.

Opinião semelhante tem o diretor do departamento financeiro da Semarh, Marcelo Barberino, que acompanhou a reunião. “O ITPS é uma ferramenta de importância fundamental para o Estado, ajudando a fomentar o conceito de cooperação contínua entre os órgãos estaduais”.

Também participaram do encontro o assessor de Planejamento e o gerente de Contabilidade do ITPS, Marcos Sândalo e Gustavo Araújo, respectivamente.

Fotos: Thales Vieira/Semarh