Semarh realiza doação de 200 mudas à Prefeitura de Itabaiana

postado em: Outras Notícias, SBF | 0

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou a doação de 200 mudas de espécies de Mata Atlântica para a Prefeitura de Itabaiana.

A doação atende a uma solicitação da secretária Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Obras da cidade, Deílza Assis Santos, a qual pretende utilizar as mudas para fazer uma ação durante o Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

A ideia da prefeitura é arborizar praças e canteiros, devolvendo à cidade a beleza paisagística.

“A prefeitura encaminhou um ofício solicitando as mudas visando dar um pontapé inicial alusivo à Semana do Meio Ambiente, além de começar o novo processo de arborização da cidade, plantando as espécies em áreas urbanas e também ao entorno das matas ciliares. Isso vai levar o bioma Mata Atlântica novamente para a cidade”, explica Marcos Domingos, consultor paisagista da Superintendência de Biodiversidade e Florestas da Semarh.

As espécies doadas são paineira, ipê roxo e amarelo, pau-ferro e cássia roxa. Segundo Marcos, a Semarh cumpre seu papel socioambiental, sem observar bandeira partidária. “A Semarh não enxerga gestão partidária, e sim as necessidades de cada município. Esse tipo de relação com as prefeituras é uma recomendação do governador Belivaldo Chagas e do nosso secretário Olivier Chagas. A Semarh também ofereceu apoio técnico e consultoria paisagística”, revela.

A secretária Deílza fez questão de agradecer a Semarh pela agilidade na prestação do serviço. “Agradecemos de coração essa parceria, porque necessitávamos dessas mudas para plantar nos canteiros do nosso município, que têm uma flora que estraga a pavimentação. É de suma importância para nós esse tipo de parceria. Faremos uma grande ação na Semana do Meio Ambiente”, destacou.