Governo do Estado comemora Dia da Mata Atlântica nesta sexta, 25

postado em: Outras Notícias, SBF | 0

Nesta sexta-feira, 25, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF), promoverá uma vasta programação para celebrar o Dia da Mata Atlântica, oficialmente comemorado no dia 27 de maio.

Às 7h, tem início o Ecociclo (passeio ciclístico), saindo da Praça do Amparo, no Centro do município de Capela. Às 9h tem a abertura do evento no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, em Capela. Logo em seguida, palestra da professora Daniela Theodoro, da Universidade Federal de Sergipe, sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) e da participação dos Conselhos Consultivos destas UCs.

Próximo das 10h, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, empossará os membros do Conselho da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata do Cipó. Depois, haverá o encerramento com apresentação cultural.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma vegetação protegida e em todo país vem sofrendo graves ameaças de extinção. Abriga várias espécies de fauna e flora, como também protege várias nascentes de rios importantes, a exemplo do rio Siriri, cuja nascente é protegida pela Arie Mata do Cipó, unidade de conservação gerida pela Semarh.

Além da Arie Mata do Cipó, a Semarh possui outras unidades de conservação no bioma da Mata Atlântica, a APA Morro do Urubu, APA Litoral SUL e o RVS Mata do Junco, que tem o Título de Posto Avançado da Mata Atlântica, único no Estado.

CONVITE À IMPRENSA

O quê: Comemoração do Dia da Mata Atlântica

Quando: Nesta sexta-feira, a partir das 7h

Onde: Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, em Capela