Olivier Chagas assume presidência da Administração Estadual do Meio Ambiente

postado em: Outras Notícias, SBF | 0

O secretário de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, foi empossado na manhã desta terça-feira, 8, como o novo diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Ele assume o lugar deixado por Francisco Dantas. Com isso, Olivier acumulará as funções de gestor da Semarh e da Adema concomitantemente, seguindo expressas diretrizes do governador Belivaldo Chagas.

A solenidade de posse, muito prestigiada por servidores e técnicos, ocorreu no auditório da autarquia.

Em seu discurso já como diretor-presidente, Olivier fez questão de reconhecer a competência de Francisco Dantas em pouco mais de um ano e quatro meses à frente da autarquia. Olivier também deixou claro que vai dar continuidade ao que classificou de “excelente trabalho” deixado por Dantas.

“Há pouco mais de um ano estava na posse de Chico Dantas na Adema e disse, à época, que estava chegando um homem simples e honesto, um verdadeiro companheiro com uma grande capacidade de desapego de cargo. Agradeço ao governador Belivaldo Chagas pela confiança e quero dizer que darei continuidade ao excelente trabalho de Chico Dantas, respeitando os técnicos, atendendo às prefeituras sem olhar para bandeira partidária, atendendo, assim, ao povo”, destacou Olivier.

O novo diretor-presidente da Adema disse ainda que a recomendação de Belivaldo Chagas é de manutenção da competência dos trabalhos. “Vamos nos empenhar ao máximo porque sabemos da importância dessa autarquia para o Estado”, concluiu.

Emocionado, Francisco Dantas disse que deixa o posto de cabeça erguida e com a certeza de que o governador fez uma excelente escolha. “Quero agradecer aos amigos, aos colaboradores por esse tempo. A mudança de presidente não trará problemas. Oliver é um querido amigo, um homem competente e já vive o meio ambiente no dia a dia. Além disso, ele é advogado e tem a serenidade que todos os homens públicos devem ter. A Adema me revigorou, saio daqui 30 anos mais jovem. Muito obrigado a todos”, despediu-se.

Prestígio

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, esteve presente para prestigiar a solenidade de posse. Segundo ele, a Adema ganha um grande gestor. “Estou aqui para prestigiar o meu amigo Olivier Chagas, que substitui Chico Dantas. Olivier vem sendo um grande secretário, uma pessoa capaz e que, agora, se torna presidente da Adema, conjuntamente com a Semarh. Ficamos felizes com esse reconhecimento. Foi uma grande escolha de Belivaldo Chagas, uma escolha equilibrada. Não tenho dúvida de que ele fará grande trabalho”, vislumbrou.

O líder do Governo na Alese, Francisco Gualberto, disse estar feliz com a nova função do secretário. “Olivier substitui Chico Dantas, um ser humano extraordinário e que temos muito respeito. Ele assume essa tarefa de dirigir essa autarquia sabendo muito o que quer. O público dessa autarquia pode esperar responsabilidade e compromisso. Levanta a expectativa de que, quem procurar essa autarquia, terá fluidez no trabalho. Não é à toa que Belivaldo confiou a Olivier essa responsabilidade e ele já vem de uma experiência concreta com as relações do meio ambiente, em função de ser o gestor da Semarh que, por sinal, é uma função que ele executa com muita galhardia. Acreditamos que ele dará a continuidade do trabalho de Chico”, destacou.

Opinião semelhante tem Francisco Chagas, vice-prefeito do município de Areia Branca, que também acompanhou a posse. “Ele dará continuidade a um trabalho importante. Vejo essa confiança do governador Belivaldo Chagas como um coroamento do bom serviço que Olivier executa”, disse.

Biografia

Natural de São Paulo, Olivier Ferreira das Chagas foi diplomado em Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1995. Ainda na UFS, foi um militante ativo das causas estudantis, chegando a ocupar o cargo de presidente do Centro Acadêmico Sílvio Romero, órgão que representa os estudantes de direito da instituição.

Foi presidente do Partido dos Trabalhadores de Itabaiana durante três gestões e vereador de Itabaiana, na legislatura de 2008 a 2012.

É conselheiro estadual da OAB/SE e presidente da subseccional da OAB de Itabaiana.

Adema

A Administração Estadual do Meio Ambiente é uma Autarquia Estadual, subordinada à Semarh, criada pela Lei nº 2.181, de 12 de outubro de 1978, que veio ser alterada pela Lei 5.057, de 07 de novembro de 2003, e que possibilita a execução das políticas estaduais relativas ao meio ambiente.

Fotos: Edinaldo Nascimento/Semarh