Durante “Café com Negócios”, secretário destaca ações do Governo para preservação do meio ambiente em Itabaiana

postado em: Outras Notícias, SRH | 0

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, ministrou palestra na manhã desta quinta-feira, 3, na praça de alimentação do Shopping Peixoto, em Itabaiana, sobre as ações que o Governo tem realizado no município serrano, no tocante a reflorestamento, recuperação de mananciais e irrigação localizada na bacia do rio Sergipe. A palestra aconteceu durante a segunda edição do “Café com Negócios”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Itabaiana (Acese) e Grupo Perfil.

O “Café com Negócios” acontece toda primeira quinta-feira de cada mês e traz temas de interesse do setor industrial para ser discutido. Os ciclos de palestras culminarão com a realização do I Expo Indústria, uma espécie de feira da indústria que ocorrerá de 19 a 21 de outubro, no Shopping Peixoto, cujo objetivo principal é fomentar e evidenciar a cadeia produtiva industrial de Itabaiana.

Hoje, segundo a Junta Comercial do Estado, Itabaiana tem 770 Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs), desses, cerca de 500 estão ativos, entre micro, pequeno, médio e de grande porte.

“O Estado de Sergipe, por meio da Semarh, tem feito grandes investimentos aqui em Itabaiana, na monta de quase R$ 100 milhões. Então, nós estamos fazendo obras nos perímetros irrigados, recuperando dois grandes importantes perímetros, da Ribeira e Jacarecica 1, onde serão revitalizadas toda a estrutura de captação e distribuição de água para que a gente use menos água e gaste menos energia e isso é uma ação com um cunho ambiental muito forte”, destacou Olivier durante sua apresentação.

O gestor da Semarh frisou ainda a ação de reflorestamento das matas ciliares em toda região. “São quase R$ 15 milhões só em reflorestamento no entorno dos perímetros irrigados da Jacarecica 1 e 2, Ribeira, Cajueiro dos Veados, em Malhador, e no Açude da Marcela, em Itabaiana, e no Poxim, na Grande Aracaju. Serão plantadas 600 mil mudas de espécies de mata atlântica”.

Conforme o secretário, além disso, o Governo já entregou uma moderna estação de tratamento de esgoto. “Está pronta uma estação moderníssima visando não permitir que o esgoto da cidade caia no Açude da Marcela e o polua. Também estamos no processo de licitação da segunda etapa do esgotamento e da macrodrenagem da cidade”, lembrou.

Por fim, Olivier agradeceu o convite e enfatizou a importância da realização da Expo Indústria. “Viemos participar desse evento cujos organizadores irão promover em outubro a Expo Indústria, uma feira da indústria que tem o objetivo de dar visibilidade a esse forte setor da economia. Itabaiana tem um ramo de empreendedorismo muito forte e vejo essa ação como uma organização desse setor tão importante para que ele possa se destacar ainda mais”.

Temática pertinente

Luiz Bispo, relações públicas da Acese, disse que o tema meio ambiente foi altamente pertinente. “Temos trazido, toda primeira quinta-feira de cada mês, temas para a classe empresarial e industrial de Itabaiana, a qual faz parte da bacia do rio Sergipe. Aqui têm várias agroindústrias, barragens, sistemas de irrigação, é um mercado muito forte e, a gente preocupado em manter um produto ambientalmente correto, trouxe o secretário de Meio Ambiente para mostrar a importância dos manejos corretos para facilitar a qualidade dos nossos produtos”, colocou.

Opinião semelhante tem o presidente da Acese, Givaldo Marcelino. “Esse evento acontece em virtude da Expo Indústria que irá reunir mais de 20 mil pessoas. A palestra de hoje foi de fundamental importância e todos nós sabemos da importância do meio ambiente antes de se edificar qualquer indústria”.

Honorino Junior, proprietário da Perfil Empreendimentos, empresa que, junto da Acese, está promovendo a Expo Indústria, enalteceu a participação do gestor da Semarh. “Esse é o segundo café com negócios que realizamos e terão mais quatro até o dia da Expo. Convidamos Olivier para estar junto conosco nesse dia para tirar todas as dúvidas dos empresários e como a Semarh pode ajudar com relação a licenças ambientais, preocupação do industriário com o meio ambiente. Nosso objetivo é mostrar na Expo tudo aquilo que Itabaiana produz”.

O deputado Luciano Bispo disse que o Governo é presente em Itabaiana. “O nosso Governo tem muitas ações aqui em Itabaiana, obras importantes, principalmente com relação ao meio ambiente. Estão todos de parabéns”.

Presenças

Também prestigiaram o evento os prefeitos de Itabaiana e Carira, Valmir de Francisquinho e Arodoaldo Chagas, respectivamente; o empresário Messias Peixoto; o presidente da CDL de Itabaiana, Jamisson Barbosa; o empresário Edson Passos; o diretor da Cohidro, João Quintiliano; dentre demais empresários e sociedade local.

Fotos: Lucas Noronha/Semarh